Composto por palestras e workshops, o Programa para a Semana SIPAT tem como proposta investir em ações para melhorar a relação emocional do colaborador com o dinheiro, visto que um dos fatores que mais tem afetado a produtividade e a saúde física, mental e emocional do trabalhador é o desequilíbrio financeiro. Por isso, é fundamental investir em ações para o bem-estar e capacitação preventiva contra o endividamento dos colaboradores.
O que abordamos no programa
• Conscientização e o amadurecimento individual dos funcionários em relação à sua vida pessoal, profissional e financeira;
• Formas de lidar com seu dinheiro e suas dívidas;
• Independência financeira do colaborador e sua responsabilidade nas próprias escolhas, o que reflete na saúde mental e na redução de índices de acidentes de trabalho na empresa.
Programa exclusivo para Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e voltado para empresas a partir de 20 funcionários.



Com mais de 15 anos de atuação, Lusciméia Reis é referência em autoconhecimento sistêmico financeiro, palestrante, escritora, educadora e terapeuta financeira pela Metodologia DSOP, é especializada em finanças comportamentais e psicologia financeira. Mestranda em Business Administrativo in Financie pela Florida Christian University (FCU); Pós-graduada em negócios, MBA em ESG pelo IBMEC e em Estratégias Comerciais pela Fundação Dom Cabral.
Preside a Associação Brasileira de Profissionais em Educação Financeira de MG – ABEFIN, a Rede ESG Brasil e é sócia-diretora Estratégica do Grupo Vila Nova, desenvolve projetos e treinamentos para empresas, líderes, associações e organizações governamentais, promovendo a transformação de mentalidades em relação ao dinheiro dentro de uma visão associativista e cooperativista. Suas palestras abordam sustentabilidade, consumo consciente, estratégias coletivas como a força do associativismo e cooperativismo no desenvolvimento econômico e diversificação municipal.
E coautora dos livros: “ODS – Em prol de uma Cidade Planetária”; “Uma viagem espiritual para empreender” e “ESG ESTRATÉGIAS DE SUCESSO, Transformando Pequenos e Médios Negócios”.
Como coordenadora do projeto literário e coautora do capítulo “Como criar uma cultura associativista e cooperativista nos pequenos negócios”; integrante da Rede Integral Woman (hub internacional de desenvolvimento pessoal e profissional feminino, presente na Américas do Sul, do Norte e Central, África e Europa), Diretora de projetos e parcerias do Núcleo de Empreendedoras Helenas e ACI Sete Lagoas em MG.
Recebeu o Prêmio Malala Yousafzai em 2018 (Educação) e o Prêmio Além das Gerais da FEDERAMINAS MULHER (Empreendedorismo feminino). Possui o Selo Ouro ODS pela certificadora internacional Integral Woman Global, que atua em 10 países.
“Minha missão é ajudar famílias e empresas a implementarem hábitos saudáveis e uma cultura sistêmica em relação ao dinheiro e através de uma metodologia redefinirem seu estilo de vida, desenvolver atitudes empreendedoras e comportamentos que produzam liberdade emocional financeira. ”